sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Origem da palavra números "Primos"

Primos vem da palavra latina "Primus" que significa
"primeiro e único". Por isso foi escolhida para denominar
o grupo dos números inteiros divisíveis apenas por si e
por 1.
Profa. Poti

A origem da palavra Algarismo

A palavra algarismo tem origem no nome do matemático árabe Mohammed ibn
Musa Al-khowarizmi (780 - 850). M. Al-khowarizmi foi o autor do primeiro livro árabe conhecido, que trazia explicações minuciosas dos cálculos hindus, por isso o seu nome deu origem a palavra algarismo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

De onde vieram os Números?

Desde o início dos tempos, as pessoas já viviam em grupos. E para se alimentarem caçavam, colhiam frutas e raízes. Não plantavam, não criavam animais e, por isso, não vendiam, não realizavam compras e não usavam dinheiro. O que certamente comprovava que o homem, até então, não sentisse a necessidade dos números em sua vida.
Entretanto, dos tempos das cavernas até a nossa época, a maneira de viver foi se modificando. E devido a essas mudanças, os homens passaram a plantar e criar animais para sua alimentação. Dando início também a sua primeira forma de comercialização: as trocas; criando no homem a necessidade de contar, de medir, estabelecer quantidades.
Muitos estudos comprovaram que civilizações antigas utilizavam alguns registros de contagem. Na Inglaterra, por exemplo, até o século XVIII, era costume registrar quantidades em barras de madeira conhecidas como talhas.
Essa necessidade, inerente ao homem, de registrar quantidades deu origem à numeração escrita. As primeiras contagens ocorreram em várias épocas e lugares e com maneiras diferentes de contar.
Muitas civilizações antigas criaram seu próprio sistema de numeração. Como os egípcios, os romanos...
O berço de nossa numeração foi a Ásia, há muitos séculos atrás no vale do
rio Indo.
A antiga civilização hindu habitava este vale, onde hoje se localiza o Paquistão.
Foram os hindus que deram origem ao nosso sistema de numeração. Porém, outros povos, em especial os árabes muito contribuíram para o aperfeiçoamento e divulgação do nosso sistema. Por isso, atualmente é conhecido como sistema de numeração indo arábico, que é utilizado pelo mundo até hoje.
Profª. Poti